6 de fevereiro de 2017

Saiba tudo sobre o Cronograma Capilar!

Se você ama cuidar do seu cabelo, com certeza já deve ter ouvido falar sobre o Cronograma Capilar, certo? Mas você sabe fazê-lo da maneira correta? Hoje eu vou te ensinar tudo sobre esse babado para melhorar em poucos meses a aparência dos seus fios, dando vida e saúde a eles!

(Imagem retirada da Internet)

O cronograma serve como uma agenda capilar, é ideal para repor aos fios todos os nutrientes que eles precisam. Costuma ser dividido em três etapas: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. O cronograma capilar ajuda e muito para o cabelo voltar a aparência saudável, dando maciez, brilho e sedosidade ao mesmo.

Hoje em dia, o cronograma já foi adaptado para todos os tipos de cabelo, como por exemplo, já foi feito o cronograma para loiras, para cabelos tingidos, para cabelos saudáveis - que é menos rigoroso -, etc. Mas nesse post vamos aprender como começar o cronograma, que independente do tipo de cabelo, tem que ser o cronograma oficial, ok? :)


HIDRATAÇÃO: É a reposição de água nos fios! As máscaras de hidratação investem em ativos que conseguem reter as moléculas de água dentro do fio do cabelo, é isso que promove a hidratação. É dela que o nosso cabelo mais precisa, porque agressões externas (sol, vento etc..) e hábitos do dia-a-dia (secador e chapinha) já conseguem desidratar o fio. Um cabelo hidratado é extremamente macio e solto. Ao contrário das outras etapas, não há riscos no seu uso com muita frequência!

NUTRIÇÃO: É a reposição de lipídeos, ou seja, óleos, manteigas e gorduras. Ela age superficialmente dando embelezamento ao fio e muito brilho. Os únicos óleos que penetram no córtex da fibra capilar são o óleo de coco e o azeite extra virgem. Porém todos os óleos (superficiais ou não) dão efeitos e proporcionam benefícios diferentes no cabelo. O risco do uso extremo é o cabelo ficar pesado ou oleoso. Se seu cabelo está ressecado e opaco, ele está desnutrido, e precisa desse "alimento" que é a nutrição.

RECONSTRUÇÃO: É a reposição de massa, usando proteínas hidrolisadas, que conseguem "tapar" o dano do fio, ela é indicada para ser feita de 15 em 15 dias em um cabelo danificado, ou de mês em mês num cabelo mais saudável. O uso de proteínas hidrolisadas (queratina principalmente) numa frequência muito grande, pode ressecar e até quebrar o fio. Mas não precisa ter medo, é só seguir as regrinhas do cronograma e começar a observar do que seu cabelo precisa. 

(Imagem retirada da Internet)

Apesar de parecer um quebra-cabeças, começar o cronograma é super fácil, até porque existe uma tabelinha pronta para você que quer iniciar os tratamentos com os cabelos. Mas como saber do que o seu cabelo precisa? Calma amiga... A princípio você deve seguir o cronograma capilar oficial certinho. É a partir daí que você vai saber como seu cabelo vai reagir. 

O cabelo reage diferente com cada uma das etapas e você vai reparar que seu cabelo fica mais bonito com uma etapa do que na outra, e assim, depois que o seu cabelo já estiver mais recuperado, você vai adaptar o cronograma ao que seu cabelo mais precisa.

No primeiro mês você já percebe diferença! Ta esperando o que pra começar? haha. Quero saber quem já fez o cronograma capilar, contem para mim através dos comentários! Beijão. 

Confira o vídeo novo no canal:


ME ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:
Instagram | FanPage | Youtube | Snapchat: karlasoaress

2 comentários:

  1. essas 3 fases sao msm super importantes pra saude de qq cabelo, mt legal fazer o crono pra ir intercalando e dando td que o cabelo precisa

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

Olá querido leitor/leitora! Obrigada por vir comentar no meu cantinho, fico muito feliz com a sua visita. Se você também tem um blog, deixe o link dele aqui que eu irei retribuir a visita com o maior prazer. Beijinhos ❤