MENUN

12/02/2019

Organize as suas finanças e economize! 😉

No primeiro dia do ano você prometeu para si mesma que seria menos consumista e mais organizada com as economias em 2019. Agora, pós-festas, continua empenhada na missão, mas está novamente preocupada com as finanças, que ficaram um pouco tumultuadas após a fatura do cartão de crédito chegar com as contas extras de janeiro. Acertei? rs

Tenho duas notícias para você: a boa é que, para te ajudar a organizar as contas (e ainda terminar 2019 no azul), preparei um guia prático para mostrar como manter o controle dos gastos. A ruim é que você vai, sim, precisar se esforçar para isso acontecer! Vem conferir mana...

(Imagem retirada da Internet)

E como começar? Pelo tradicional exame de consciência. Muitos dos problemas financeiros da vida adulta ocorrem por espelhamento de padrões e/ou traumas vividos na infância. Sim, você tende a repetir o comportamento dos seus pais e o que vivenciou em casa.

Depois, é preciso encontrar "A" motivação para economizar (fazer uma viagem?, juntar a primeira grana boa?, financiar a casa própria?) e fazer uma faxina geral nos gastos – sim, é necessário eliminar todas aquelas compras por impulso. Por fim, organize seu dinheiro, separando quantias para gastos obrigatórios, objetivos de curto prazo e sonhos de longo prazo.

Faça uma faxina nos gastos. A primeira coisa é descobrir quanto você custa para você mesma, para isso retire extratos bancários dos três últimos meses e as três últimas do cartão de crédito e anote todos os gastos circulando todas as compras que foram gastos 'desnecessários'. 

Se você descobrir que as dívidas são maiores do que você imaginava, acontece! Comece eliminando do seu dia-a-dia todos os gastos por impulso e depois vá ao banco tentar renegociar. Se o valor é maior do que você esperava, comece a tirar uma grana extra: faz um bazar com roupas que não usa ou faça docinhos para vender; o importante é arregaçar as mangas.

Você não vai deixar de sair ou viver por isso mas comece a planejar esses momentos: divida 50% para os gastos essenciais (contas da casa, etc), 20% para o que é importante para você HOJE (happy hour, cinema, etc), 10% para objetivos de curto prazo (como por exemplo acabar com as dívidas), 10% para objetivos de longo prazo (como a casa própria) e os outros 10% destinados á aposentadoria.

Tente fazer os gastos caberem nessa tabela acima. Se estiver gastando mais do que isso, você está vivendo uma vida que não é sua! Pra tudo tem um jeito e eu sei que irá conseguir 😊 Gostou do post? Agora comenta aqui em baixo se você já passou por um aperto desses! Vamos compartilhar dicas e sair do aperto manas. Beijão.

ME ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:

2 comentários:

Olá querido leitor/leitora! Obrigada por vir comentar no meu cantinho, fico muito feliz com a sua visita. Se você também tem um blog, deixe o link dele aqui que eu irei retribuir a visita com o maior prazer. Beijinhos ❤