Dez hábitos que podem piorar a acne!

by - abril 24, 2019

Se você assim como eu, investe bastante em produtos para turbinar a rotina de pele, passa alguns minutos limpando e hidratando, fazendo máscaras faciais aos domingos (com selfies divertidas inclusas). Mas, apesar de todo cuidado e dedicação uma espinha pipoca aqui, outra ali e, de repente, sua pele parece ter voltado para a adolescência?

Infelizmente, as causas da acne são multifatoriais: genética“comprometida”, distúrbios endócrinos e variações hormonais durante o período menstrual e estresse estão no topo da lista. Fora isso, fatores externos também são vilões e podemos incluir aqui hábitos que você provavelmente nem sabe que tem. Vem cá que eu te conto mais sobre isso...



Para te atualizar, listei 10 hábitos que podem estar piorando sua acne:

Celular - Sim manas, o nosso queridinho! O celular chega a acumular mais fungos e bactérias que um banheiro sujo. E mais: tocamos nele mais de 2 mil vezes por dia. Conclusão: o simples contato do aparelho com o rosto, principalmente no queixo, bochechas e boca, pode fazer com que esses microrganismos entrem nos poros e causem inflamações. A dica para manter a tela limpinha é passar um lenço antibacteriano. 

Pincéis de maquiagem - Pode acreditar, as cerdas dos seus pincéis são um ímã e tanto para bactérias, sujeira e óleo. Por isso, depois de cada uso, tente lavá-los com sabonete neutro ou, se não der, pelo menos limpe-as com um lenço removedor de maquiagem.

Esfoliar demais o rosto - Usar demais a escova de limpeza pode ter um efeito rebote. No ínicio, sua pele pode ficar lindíssima, mas saiba que o excesso de esfoliação causa inflamação e inchaço dos poros obstruídos. Pensando nisso, recomenda-se fazer uma limpeza profunda com um gadget ou bucha duas vezes por semana (nenhum dia a mais), ou usar um ácido suave diariamente.

Nossas mãos - Segurar o peso da cabeça com as mãos na sala de aula, escritório, mesa do restaurante... Passar as mãos no rosto várias vezes por dia. Você faz isso, sim ou com certeza? Bom, essas ações motoras aparentemente banais podem ser gatilhos da acne. Ao tocar o rosto  você está trazendo bactérias para a pele, além de aplicar pressão nela. Então, as mãos ao alto! Isso vale para espremer espinhas e mexer nos cravos também - só vai piorar a inflamação e pode manchar a pele. 

Produtos de cabelo - O resíduo que escorre durante a lavagem do cabelo, principalmente pelas costas, pescoço e colo, pode ficar na pele e obstruir os poros. Cuidado também com os leave-ins sem enxágue, óleos e finalizadores.

Alimentação - Laticínios, alimentos com alto índice glicêmico, gordura trans e saturada potencializam o desequilíbrio intestinal, consequentemente o processo inflamatório do organismo. Esse ciclo vicioso desencadeia e agrava os casos de acne. Socorro!

Roupas de ginástica - Suor e fricção de suas roupas de ginástica podem causar um bloqueio em suas glândulas sudoríparas. O resultado? Espinhas, principalmente, no seu peito, no bumbum e nas costas. Para evitar o problema, escolha tecidos tecnológicos flexivéis, com boa ventilação ​​e de secagem rápida. A dica é polvilhar um pouquinho de talco antes de vestir as peças para reduzir o atrito. Um banho logo depois do treino vai ajudar na limpeza e, de quebra, te relaxar. Outro passo eficaz: passe um tônico à base de ácido salicílico em na região do colo + seios e nas costas, uma vez por semana.

Protetor solar - Eles protegem a pele contra os raios ultravioletas, mas há apenas um pequeno problema: é comum que alguns protetores solares obstruam os poros. Por isso, invista em fórmulas oil-free. 

Fronha - Fronhas sujas viram "casa" para germes, óleos, suor e resíduos de produtos de cabelo. Para impedir que seus sonhos mais doces se transformem em um pesadelo cutâneo, tente lavar suas fronhas (ou trocá-las por um novo conjunto) uma vez por semana.

Estresse - Antes de perder a paciência no dia a dia, lembre-se de que a liberação de cortisol, o hormônio do estresse,estimula a produção de sebo – e, com isso, os temidos pontos inflamados no corpo e rosto. Focando também na saúde mental, tente incorporar atividades na sua rotina que vão te relaxar como meditação, yoga, ou até workouts de alta intensidade que te dê prazer. 

E aí, conseguiu identificar alguma das causas que podem ser o seu problema? Comenta aqui que eu vou adorar saber! Beijão 😘

ME ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:


You May Also Like

1 comentários