Hidratação com Babosa: Saiba os benefícios para pele e cabelos.
Certamente você já ouviu falar sobre fazer hidratação com babosa. Isso porque usar plantas para fazer diversos tipos de tratamentos de beleza faz parte da nossa cultura há tempos e é algo que permanece até hoje. Conhecida também como aloe vera, a babosa é uma das plantas mais famosas nesse sentido.
Ela é muito utilizada no tratamento de queimaduras e também para fins estéticos. Pesquisas existentes sobre a composição fitoquímica, mostram que a planta exerce função que auxilia no processo de cicatrização em tecidos humanos. Vem saber mais sobre os benefícios da babosa e como usá-la na sua rotina de cuidados com a beleza. Confira!
A planta da babosa pode ser dividida em duas partes: a casca verde externa, que deve ser totalmente descartada por ser tóxica, e o interior da folha, onde se encontra o gel. Esse gel é constituído de um tecido rico em polissacarídeos, entre eles o mais importante é o acemannan, que, comprovadamente, é um extraordinário imunoestimulante, que possui poder de acelerar a regeneração de células da pele.
A babosa é tão poderosa que despertou o interesse da indústria. A planta também pode ser encontrada como ingrediente principal em diversos produtos de beleza. Na indústria dos cosméticos faciais e corporais, a planta tem sido utilizada como material de base para a produção de cremes hidratantes e loções pós sol.
Já quando o assunto é cabelo, a babosa não ganhou a indústria. Apesar disso, as receitinhas caseiras que usam o produto para hidratar são muito famosas entre as brasileiras. E há um bom motivo para isso: Devido às suas propriedades terapêuticas, que agem como lubrificantes, a babosa recondiciona cabelos secos e quebradiços, ou seja, funciona como um condicionador natural, capaz de tornar os fios mais hidratados, brilhantes e macios.
Além de pele e cabelo, a babosa também tem sido usada como um alimento funcional, especialmente no preparo de bebidas saudáveis. A planta apresenta capacidade farmacêutica de melhorar a biodisponibilidade de vitaminas coadministradas em humanos. Neste aspecto de ingestão, é certo buscar um nutricionista para melhor orientação de como usar.
Mas, como usar a babosa em tratamentos caseiros? Após a eliminação da parte externa e verde da folha, obtém-se um gel com aparência viscosa e incolor. Essa parte se constitui, principalmente, de água e polissacarídeos, além de 70 outros componentes, tais como, vitamina A,B,C e E, cálcio, potássio, magnésio e zinco, diversos aminoácidos, enzimas e carboidratos. Viu só como a planta é rica? Por isso, é essa parte que se utiliza nos preparos caseiros para pele e cabelos. 😉
Para realizar o preparo caseiro, corte folha em sua base e remova completamente toda área externa verde. O gel estará agora bem transparente e matem sua consistência natural gelatinosa. Corte em pedaços e bata em um mixer ou no liquidificador. Este processo leva o gel a virar uma substancia completamente liquida.
Nos cabelos, o preparo puro ou com máscara capilar é o indicado. Aplique em toda extensão dos fios após lavar os cabelos e enxague após 10 minutos. Na pele do rosto, aplique uma camada do preparo em toda a pele e deixe secar durante a noite, período em que a atividade das células fica mais intensa. Lave o rosto normalmente na manhã seguinte e siga os rituais habituais de cuidados com a pele.
Tanto para cabelos quanto pele, a aplicação do preparo deve ser feita uma vez por semana. E, atenção grávidas e lactantes: é melhor não usar a babosa porque ainda não há estudos de comprovação de uso seguro da planta nessas fases.
Não deixe de me contar aqui nos comentários se você já usou babosa e como foi sua experiência. Vou adorar saber. Beijão 💖
2 comentários